8Ps do Marketing Digital Descubra Como Ganhar Dinheiro Na Internet

Para os empreendedores, é completamente impossível ignorar o conceito e as aplicações do marketing digital nos dias e hoje, em que a internet já se consolidou e vem ganhando cada vez mais espaço. Por definição, o marketing digital engloba todas as ações de comunicação que uma empresa elabora e executa por meio de plataformas digitais. Envolve websites, redes sociais, aplicativos e inúmeras outras ferramentas e basicamente estão todas dentro dos 8ps do Marketing Digital.

As ações de marketing digital podem estar direcionadas especificamente às vendas, ou seja, divulgação de produtos, promoções, ou podem ter o intuito de valorizar a imagem da empresa e melhorar o posicionamento dela no mercado. Ambas são essenciais para o crescimento de qualquer empreendimento.

Você verá agora quais são os 8Ps do marketing digital, 8 passos simples com o passo a passo, que foram definidos por Conrado Adolpho em seu livro “Os 8 Ps do Marketing Digital – o Seu Guia Estratégico de Marketing Digital”, um material de referência nesse meio. Recomendado por professores em Universidades de Marketing.

8ps do marketing digital

1. Pesquisa (8Ps do Marketing Digital)

Aparece como o primeiro P justamente porque antecede todas as outras ações. O ambiente digital dá a sensação de público generalizado e isso nem sempre é positivo. Como elaborar uma propaganda eficiente, por exemplo, se você não souber a quem ela está sendo dirigida? Portanto, faça pesquisas de público-alvo, conheça o perfil de quem visita a página da empresa no Facebook, saiba quais são os horários de maior acesso. Pesquise também o que a concorrência vem fazendo.

Já é sabido que para que um site fique bem posicionado nos buscadores e, por consequência, ganhe mais acessos, ele deve ser otimizado, é o que se chama de SEO. Uma das estratégias de otimização é o uso de palavras-chave na URL, título e nos textos publicados. Identificar essas palavras-chave também exige pesquisa e algumas ferramentas podem
ser de grande utilidade, como o Google Analytics, por exemplo. Nesse “P” você vai descobrir quem é a sua persona ou o avatar existem vários nomes, veja bem como exemplo, você quando for anunciar no Facebook Ads você não irá pegar um público de homens e mulheres acima de 18 anos, você irá definir, segmentar muito bem a faixa etária, se é homem ou mulher e outras informações importantes e assim, economizar o dinheiro na hora de executar o seu anúncio.

planejamento 8Ps do Marketing Digital

2. Planejamento (8Ps do Marketing Digital)

De que adianta abrir um perfil no Instagram sem saber o que será postado lá? Para que ter uma página no Facebook que nunca é atualizada? O marketing digital exige planejamento e estratégia, ou seja, cada ação deve ter um princípio, meio, fim e um objetivo. Ela deve ser esboçada, colocada em prática (depois que for definida uma metodologia para isso) e, ao ser encerrada (ou tiver um ciclo finalizado), precisa ser avaliada. Os aspectos que funcionaram ou não precisam estar bem claros, porque esse é o segredo para o aprimoramento constante.

Marketing digital jamais deve ser visto como um improviso ou como o simples fato de estar na internet. Lembre-se: muita gente está na rede, inclusive seus concorrentes. O que vai fazer a diferença é o quanto se está preparado. Nesse “P” você vai planejar as sua próprias ações, você vai ver para onde direcionar o seu negócio, parar e pensar em cada passo do seu negócio. Aqui você vai transformar os dados da pesquisa em algo palpável.

produção 8Ps do Marketing Digital

3. Produção (8Ps do Marketing Digital)

Depois que uma ação de marketing digital está planejada, ou seja, com todos os seus passos descritos assim como o que se espera dela, é hora de produzir. Seja uma publicação para as redes sociais, uma promoção para o site ou até um vídeo, a produção é uma etapa que exige total profissionalismo. Se for um vídeo, por exemplo, utilizar um equipamento minimamente bom, realizar uma boa edição, pensar em aspectos como a fotografia e a mensagem que se quer passar.

Aliás, quando o vídeo atende essas características e é interessante e criativo, pode até viralizar no Youtube, algo que está cada vez mais comum e que gera um grande impacto positivo para a empresa, como o engajamento.

A produção para internet pode ser mais descontraída, buscando um diálogo mais direto com o público, mas não pode ser amadora, porque isso desqualifica a empresa perante a sua concorrência. Resumidamente, aqui você vai aprender a produzir o seu funil de vendas. 

Overdose de informação é um problema e acaba causando uma falta de foco, com o terceiro “P” você vai executar, exemplo criar fan page, criar o seu canal do YouTube, integrar as ferramentas, aqui mexemos com as tecnologias, exemplo integrar o autoresponder com sua página de captura.

publicação 8Ps do Marketing Digital

4. Publicação (8Ps do Marketing Digital)

Onde será publicada a ação? Vai ser no site, no Facebook, Instagram, Snapchat, no aplicativo da empresa ou em outro espaço? Definir isso é essencial porque cada plataforma tem uma linguagem própria, muitas vezes um público diferente e a publicação deve levar isso em conta. Por exemplo, se você tem uma ação em que o texto escrito é o mais importante, talvez publicá-la no Instagram, que é focado em imagem, não seja a melhor opção.

Publicação de conteúdo, depois saber quem é o seu cliente ideal, os seus concorrentes, planejou e criou os canais que vão receber conteúdo, agora você vai fazer isso colocando conteúdo, como depoimentos, “mate objeções”, conteúdo técnico, inspiracional, valorizar o seu conteúdo, utilizar argumentos de autoridade, caso tenha e coloque em vídeos nos posts no Facebook como exemplo.

promoção 8Ps do Marketing Digital

5. Promoção (8Ps do Marketing Digital)

Em marketing, o termo promoção não aparece no sentido de preço, mas sim de promover a marca. A internet não deve ser um veículo apenas de venda, como mencionado no início desse texto. Não deve ser usada exclusivamente como vitrine de anúncio dos produtos e serviços, mas como um meio de valorizar a marca da empresa.

Para isso, o marketing de conteúdo funciona muito bem! Opte por publicações que tragam informações relevantes e interessantes e que estejam relacionadas com o seu segmento. Isso demonstra conhecimento de mercado e é um grande diferencial para promover uma marca. 

Depois pesquisar, planejar, produzir, publicar, agora você vai promover fazendo anúncios para fans no Google, no Facebook, Periscope. Aqui de fato você coloca dinheiro para ter retorno em vendas. Exemplo se colocar 2 reais e consiga 10 reais em vendas, desse jeito você irá divulgar o seu negócio para o seu avatar.

propagação 8Ps do Marketing Digital

6. Propagação (8Ps do Marketing Digital)

Tem bastante relação com o fenômeno da viralização descrito em tópico anterior. As ações devem ser pensadas de modo que tenham potencial de propagação natural, ou seja, que os próprios internautas achem interessante o suficiente para compartilhar com a sua rede de amigos. Além de ajudar o conteúdo a ir mais longe, a partir do momento que um indivíduo compartilha, ele está dizendo que concorda, que acha relevante, o que fortalece ainda mais uma ação de marketing. Aqui as pessoas irão falar do seu conteúdo. 

Depois de promover, as pessoas do mercado irão falar sobre o seu conteúdo de valor, e elas irão mencionar o benefício que o produto entrega. E irão indicar você para elas. Assim naturalmente o seu avatar irá conversar com amigo, marcar o post no Facebook e etc.

personalização 8Ps do Marketing Digital

7. Personalização (8Ps do Marketing Digital)

Ao invés de tentar sempre falar com a massa, quanto mais conseguir personalizar a comunicação, mais eficiente será o diálogo com o consumidor. O e-mail marketing segmentado para cada público é uma das alternativas para fazer com que o receptor se identifique e sinta que é especial para a empresa.

Segmentar o público de acordo com aspectos demográficos e sócio econômicos ajuda, mas a personalização por comportamento e estilo de vida é a grande tendência do momento. Aqui você irá matar as objeções de pessoa para pessoa, pois, elas irão lhe procurar para falar com você. 

Ocorre quando alguém escuta falar de você, e resolve entrar em contato como você, como exemplo perguntas nos posts, conversa no Facebook por exemplo, aqui você tira a dúvida de algo para as pessoas. Aqui você promove diretamente para as pessoas do mercado conversando com ela respondendo as dúvidas.

precisão 8Ps do Marketing Digital

8. Precisão (8Ps do Marketing Digital)

Não peque pela falta e nem pelo excesso de presença nas internet: seja preciso! Não precisa estar presente em todas as redes sociais, mas sim naquelas que tenham relação com o perfil da empresa e do público. Não precisa atualizar o blog a todo momento, mas quando fizer uma atualização, seja certeiro quanto ao conteúdo e ao “time”.

Precisão também tem a ver com evitar excessos do tipo: textos enormes, vídeos com mais de 7 minutos. Para prender a atenção, precisa ser criativo e objetivo, sem enrolações e pedantismo. Nesse “P” você irá mensurar tudo que deu certo e o que deu errado, para assim por diante, passar novamente para o segundo ciclo, sim você irá trabalhar novamente com o primeiro “P”(pesquisa), só que, com a pesquisa interna com os seus dados. 

Aqui você mensura o que ocorreu no 5º, 6º e 7ºP . Você verá qual foi a melhor promoção, propagação, personalização, aqui o 8ºP fará com que você pesquise no primeiro “P” e saiba qual é o cliente ideal, focar no conteúdo que deu mais certo, você irá colocar mais dinheiro onde deu mais certo e por aí volta para o início do ciclo com o 1ºP.

Agora com essas informações, tenho certeza que você irá implementar ou modificar no seu empreendimento digital de maneira que possibilite que você obtenha resultados satisfatórios, da maneira mais profissional e correta possível.

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    Sobre 

    Internet Marketer, Publicitário e Analista de Mídia Digital Interativa.
    Autor do Segredos do Marketing Digital, Autor do Marketing Digital WordPress e do Blog Renda Extra Money.
    Dicas de Marketing Digital, Programas de Afiliados, SEO e muito mais, para você trabalhar em casa na internet e ganhar dinheiro ou uma renda extra.

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    11 Comentários

    1. Matheus disse:

      Excelente Artigo, Muito bom este 8ps do marketing digital.

      Ótimo Artigo !

      Parabéns !

    2. Gabriel disse:

      Excelente Artigo !

      Nossa que artigo fantástico, esse Conrado Adolpho é um guru, estou adorando visitar e ler os artigos deste blog.

      Parabéns ! Rogério

    3. Ótimo conteúdo Meu amigo Celso te acompanho sempre que posso. De fato São dicas Excelentes que se forem aplicadas dão resultado para muitas pessoas que querem ter um renda ou um negócio funciona e dar resultados mas é preciso dedicação e foco!

    4. Muito bom este artigo ! Um dos melhores blog que gosto de visitar ler os artigos no final de semana, eu e meu amigo estamos adorando visitar este site maravilhoso, neste site sempre tem artigos legais. Muito Bom !

    5. Vagner disse:

      Oi, Rogério!

      Obrigado pelas informações do artigo. É sempre importante encontrar tanta informação de qualidade disponibilizada gratuitamente.

      Vou procurar seguir os 8Ps daqui para frente.

      Abração

    6. Mateus Lisboa disse:

      Olá parabéns belo post, sempre estou acompanhando este website pois,os conteúdo que encontro aqui são muito
      interessante parabéns.