Como Definir a Persona Para o Seu Empreendimento Digital

Antes de começar a trabalhar na internet pretendendo ganhar dinheiro na internet ou apenas uma renda extra para acrescentar em seu salário ou em sua outra atividade que você esteja executando atualmente, você deve encontrar o micro nicho de trabalho online em que deseja atuar e depois saber quem é a sua persona.

Caso você já trabalhe com a internet, nesse caso, você vai precisar coletar os dados da sua persona, para conhece-la a fundo e oferecer algo ideal que satisfaça as necessidades e desejos específicos que ela procura.

Podemos dizer que o Marketing muito basicamente está relacionado as necessidades humanas e o homem têm muitas necessidades complexas como:

Necessidade Física: Como uso de roupas, alimentos, segurança e calor entre outras;

Necessidade Social: Como de ser querido e fazer parte de um determinado grupo entre outras;

Necessidade Individual: Como de auto realização e conhecimento entre outras.

Ta certo Rogério, mas o que isso tem haver com a persona?

Eu te digo tudo! 

Desta maneira você deverá compreender as necessidades que a sua persona necessita, caso você já tenha o seu negócio digital rodando na internet, ou vai ter que descobrir para qual persona você irá trabalhar para poder oferecer a solução certa que irá satisfazer o desejo dela.

persona

O Que é Persona

Antes começar a falar sobre persona, vamos relembrar o que é um nicho de mercado.

Já sabemos o que é nicho de mercado, porque já foi mencionado aqui no blog Renda Extra Na Internet, que nicho são pessoas ou um conjunto de pessoas que possuem necessidades ou dores bem específicas para satisfazer.

Como aquelas pessoas de um micro nicho são muito parecidas, elas podem ser representadas por uma única pessoa, por alguém que possui as características dessas pessoas e sim chamamos de persona.

Sendo assim podemos definir persona como o representante ideal de uma pessoa do seu público alvo bem específico, de um nicho específico ou micro nicho, que possui dores ou necessidades específicas. Podemos chamar de persona, como a pessoa no qual você irá coletar todos os dados possíveis, para poder criar ou oferecer algo que pode ser um produto, ferramenta, um serviço, que ela esteja incomodada e precisando para ontem!

o que e persona

O Que Você Precisa Saber Sobre a Sua Persona

Quando você for falar nas gravações dos seu vídeos ou escrever os seus emails, você irá sempre se referir não para todos e sim para uma única pessoa específica, ou seja no singular.

Você não pode definir a sua persona como homens entre 25 e 40 anos de idade!

Você deve definir assim homens entre 35 e 45 anos que moram no Rio de Janeiro, agora sim você localizou o seu público alvo ou o seu nicho de mercado.

Quanto maiores informações você tiver coletado melhor, como exemplo, irei criar uma persona imaginária, mas que existe em um determinado micro nicho de mercado:

Aqui surge o Ricardo, ele trabalha no emprego formal de carteira assinada, mas não está muito entusiasmado com o trabalho dele, Ricardo gostaria de montar o seu próprio negócio em paralelo ao trabalho formal, todavia ele acha muita dificuldade em possuir um negócio próprio no Brasil, ele tem receio dos riscos, não consegue imaginar ele mesmo montando um negócio próprio e trabalhando ao mesmo tempo em sua empresa, Ricardo gasta 1 hora para ir e 1 hora para voltar todos os dias no trajeto de sua casa até o seu emprego, Ricardo tem dois filhos pequenos com nome de Camila e Roberto, Ricardo possui a idade de 41 anos, ele é casado à três anos, mora no Centro do Rio de Janeiro.

Assim temos um exemplo da persona, ele é o representante ideal para o meu nicho ou melhor micro nicho de mercado. Dessa forma você irá anotar no papel ou colocar em uma planilha que pode ser do Excel a história de vida da sua persona.

persona empreendimento digital

O Que a Persona Tem Haver Com Meu Empreendimento Digital

Quando você for montar o negócio digital, você irá utilizar o que a sua persona está precisando você irá criar a estrutura pensando nessa persona e não para o homens de 35 a 45 anos, essa persona possui problemas muito semelhantes ao restante do seu micro nicho, assim você pensando em resolver o problema para uma pessoa você estará automaticamente resolvendo o incômodo para todo o seu micro nicho.

Todo o seu negócio digital deverá ser montado em torno da sua persona, papel fundamental para você construir todo o seu empreendimento digital, o seu negócio não vai ser criado em algo baseado no que você acha, a sua persona é o ponto chave, e é para essa pessoa que o seu negócio será feito a sua persona!

Concluindo, quando uma pessoa resolve comprar uma furadeira, na verdade o que ela está comprando é uma maneira de fazer um furo, quando alguém compra um carro, na verdade esta pessoa está adquirindo um meio de se locomover rapidamente com mais conforto e rapidez pela cidade, quando uma pessoa compra um curso de inglês online com vídeo aulas, na verdade ela está comprando uma maneira de aprender a falar e escrever inglês.

Consegue perceber a diferença entre um produto e uma oferta?

As pessoas compram um benefício, algo que você irá resolver, uma necessidade que ela esteja precisando naquele momento e é por este motivo que você deve conhecer sua persona profundamente para oferecer a sua oferta para quem realmente está precisando, caso contrário ela não irá comprar!

E sendo assim, agora você vai criar um negócio digital como afiliado ou produtor em torno daquela pessoa, a persona que você escolheu e não em torno do seu público alvo e quando for oferecer algo para ela comprar, foque sempre no benefício que ela vai receber ao comprar a oferta e não no produto em si!

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    Sobre 

    Internet Marketer, Publicitário e Analista de Mídia Digital Interativa.
    Autor do Segredos do Marketing Digital, Autor do Marketing Digital WordPress e do Blog Renda Extra Money.
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    2 Comentários

    1. Ok Rogério, acabei de ler todo o artigo.
      E imagina! Gostei muito do conteúdo do mesmo!
      Senti uma grande diferença na maneira como as informações foram apresentadas!
      Parabéns pelo artigo e, muito obrigado.

      Claudemir

      • Obrigado Claudemir pelo comentário!
        Que bom que gostou do artigo sobre a persona!
        Considero fundamental definir a persona muito bem antes de entrar de cabeça em qualquer negócio digital.
        Devemos sempre oferecer as soluções certas para a pessoa ou a persona que deseja se satisfazer com uma necessidade específica.
        Abs.